quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Piero Fornasetti

O milanês Piero Fornasetti (1913-1988), um dos nomes mais influentes da decoração do século 20, foi pintor, escultor, decorador, ilustrador e acima de tudo, um grande artista.





Ficou famoso por seus móveis e objetos excêntricos, que utilizavam imagens de uma forma quase surrealista. Suas criações eram saturadas de imagem e cores, cheias de estilo e sagacidade.

Para Piero uma única ideia poderia ser a base de diversos trabalhos através da reinvenções ou novas interpretações de uma mesma imagem. Os temas mais frequentes vistos em suas obras são o sol, jogos de cartas, auto-retratos e o mais famoso de todos, que rendeu centenas de trabalhos, a série intitulada de “Tema e Varizione”, o rosto da cantora de ópera Lina Cavalieri, que para ele tinha uma beleza incomparável e clássica como uma estátua grega e enigmática como a Mona Lisa.

Estima-se que ele tenha produzido mais de 11.000 itens que vão desde cinzeiros e gravatas até ambientes inteiros, com paredes refletivas por exemplo. Seu trabalho é caracterizado pela combinação de uma rigorosa atenção ao detalhe, com um forte senso de imaginação, bom humor, elegância e misticismo.Após a sua morte, seu trabalho continua vivo através do seu filho, Barnaba Fornasetti, com reproduções vendidas no show room em Milão.

Seguem alguns trabalhos do artista.


Bule, com ilustração de arquitetura antiga.


Um guarda roupas que é quase um templo da Roma Antiga.


Mais armários com desenhos de arquitetura externa e interna. Surreal!


Cômoda com lábios vermelhos inspirados em sua musa.

Biombo com desenho de um castelo de cartas.


Mais uma cômoda com desenho de uma biblioteca.


Açucareiro e leiteira com traços da musa.


Mesa e cadeira também da musa.


Um painel com o sol.


E por fim, seus famosos pratos com várias feições de Lina Cavalieri!






Nenhum comentário:

Postar um comentário